segunda-feira, 10 de setembro de 2007

O produtor de Os Produtores

Quem é Sandro Chaim, o jovem paulistano de 30 anos que conseguiu montar o musical de 7 milhões de reais.

Por Dirceu Alves Jr.
Daniela Toviansky

Chaim (de óculos, ao centro),

com os atores Juliana Paes, Miguel Falabella e

Vladimir Brichta: a carreira começou no colégio


Chaim (de óculos, ao centro), com os atores Juliana Paes, Miguel Falabella e Vladimir Brichta: a carreira começou no colégio
Há dois anos, o ator e diretor Miguel Falabella olhou para o produtor Sandro Chaim e disse: "Você quer trabalhar comigo? Consiga negociar os direitos de The Producers e me chame". Pura provocação. "Achei que era muita areia para o caminhão daquele moleque", lembra Falabella. O telefone do ator tocou no fim de 2006. Era Chaim avisando que estava autorizado a montar o musical escrito por Mel Brooks e aproveitando para perguntar se, além de protagonizar, ele aceitaria dirigir e adaptar o texto. No sábado (15), graças ao empenho do jovem paulistano Chaim, a cortina vai se abrir no Tom Brasil Nações Unidas. Com 30 anos recém-completados, ele verá Falabella, Juliana Paes e Vladimir Brichta à frente de 25 atores e onze músicos numa montagem de 7 milhões de reais (confira resenha na pág. 106). A peça, que estreou na Broadway em 2001, mostra o fracassado produtor Max Bialystock, que, com a ajuda de um contador, decide arrecadar uma fortuna com patrocinadores para criar um fiasco de bilheteria. Assim, os dois poderiam embolsar o dinheiro dos investidores. Tudo dá errado quando o espetáculo faz um sucesso estrondoso.
Os Produtores não é brincadeira para incautos. Com uma equipe de 100 pessoas, tem dez cenários, 350 figurinos (só de perucas são sessenta) e 10 toneladas de equipamentos. Para quem teme que a pouca idade possa ser um risco para a saúde do musical, Chaim exibe um currículo capaz de causar inveja a veteranos. Desde 1996, montou 33 espetáculos, entre eles Norma, Fica Comigo Esta Noite e No Retrovisor. Sua primeira experiência foi aos 15 anos, quando resolveu fazer Romeu e Julieta na escola. Colocou na cabeça que seria fundamental um cenário cujo preço chocou os professores. Diante da negativa, ele arrecadou o dinheiro com comerciantes do bairro. Depois de doze apresentações no colégio, vendeu o espetáculo para clubes e associações. "Minha família jamais acreditou que isso viraria profissão", diz Chaim, filho de um economista e de uma psicóloga. A atriz Geórgia Gomide, protagonista de sua primeira produção profissional, De Artista e Louco Todo Mundo Tem um Pouco, conta que os pais do garoto não gostavam da idéia. "Viajávamos de quarta a domingo pelo interior de São Paulo e por cidades de que nunca tínhamos ouvido falar."
Dividido entre São Paulo e Rio, Chaim emprega trinta funcionários em seus escritórios. Além do trabalho como produtor, arrendou em 2005 o Teatro Procópio Ferreira, nos Jardins, no qual é responsável pela programação. Fica atento ao que acontece atrás do palco, mas não tem paciência para burocracias administrativas. "Para isso, cerco-me de pessoas em quem confio", diz. Workaholic, tirou um mês para passear pela Europa no ano passado e, nas duas últimas semanas, não controlou a preocupação com suas montagens. "Telefonava sem parar", admite ele, que diz não encontrar tempo sequer para namorar. Apesar de não se queixar da vida fi-nanceira, ainda mo-ra de aluguel. "Tu-do o que ganho invisto no teatro", afirma o produtor de Os Produtores.


Fonte - Revista Veja São Paulo

Lançamento da Festa do Peão

Vai ser quarta-feira, dia 12, na Cachaçaria São Joaquim, em Campinas, às 19h o lançamento da Festa do Peão de Indaiatuba 2007.

Adam Sandler finge ser gay em "Eu os Declaro ..."

SÃO PAULO (Reuters) - A comédia "Eu os Declaro Marido e... Larry", que estréia no país nesta sexta-feira, é exatamente aquilo que os fãs do comediante Adam Sandler ("Click") esperam. O ator recicla o personagem de um sujeito comum que gosta de tirar sarro dos outros e, às vezes, até consegue ser engraçado.
Como sempre nos filmes de Sandler, também há uma questão amorosa. Apesar de seu jeito aparvalhado, o personagem sempre consegue o coração de suas heroínas, como Drew Barrymore (duas vezes, em "Como Se Fosse a Primeira Vez" e "Afinado no Amor"), Emily Watson ("Embriagado de Amor") ou Kate Beckinsale ("Click").
Em "Eu os Declaro...", porém, o "interesse romântico" é outro. Na verdade, não se trata de amor e sim de uma boa ação. Aqui, o ator é Chuck, um funcionário exemplar do Corpo de Bombeiros do Brooklyn. Seu melhor amigo é Larry (Kevin James, de "Hitch -- Conselheiro Amoroso"), um viúvo e pai de dois filhos.
Larry descobre que, por conta de regra burocrática, ele não pode indicar seus filhos como beneficiários de seu seguro de vida. Mas há uma solução: fingir um casamento com Chuck. Apesar da proposta nada tentadora, este acaba aceitando porque seu amigo já salvou a sua vida.
A dupla é avisada por uma advogada (Jessica Biel, de "O Ilusionista") de que outros já foram pegos tentando aplicar o mesmo tipo de fraude e que, se esse é o caso, serão punidos.
Para levar adiante a farsa, Chuck e Larry assumem seu "romance" e se tornam representantes dos direitos dos homossexuais. Isso não basta para convencer um investigador (Steve Buscemi, de "Paris, Te Amo"), que pretende desmontar a farsa.
A mentira provoca um monte de confusões e piadas. Larry e Chuck têm que mostrar para o mundo que o amor deles é real e a relação, estável, além de enfrentar um pouco de homofobia.
A maior surpresa é o roteiro ser assinado por Alexander Payne e Jim Taylor (a mesma dupla que criou filmes como "Sideways -- Entre Umas e Outras" e "Eleição") e Barry Fanaro ("Homens de Preto 2"). Payne e Taylor sempre tiveram seus nomes ligados a filmes independentes e de baixo orçamento -- bem longe do universo onde se passa a maioria das comédias de Sandler.
A direção, porém, é de Dennis Dugan, que já dirigiu Sandler em filmes como "O Paizão" (1999). Entre os coadjuvantes estão Ving Rhames ("Missão Impossível 3"), Dan Aykroyd ("Os Caça-Fantasmas"), David Spade e Rob Schneider -- os dois últimos presenças constantes nos filmes de Sandler.
Antes do lançamento de "Eu os Declaro...", Adam Sandler fez uma sessão do filme para ativistas de grupos gays, com medo de que o filme fosse ofensivo para essa comunidade e gerasse protestos, o que não aconteceu.
O trabalho anterior de Sandler, "Reine sobre Mim", não foi lançado nos cinemas brasileiros e tem previsão de chegar às locadoras no próximo mês. Nesse drama, o comediante está num papel mais sério, na pele de um homem que perdeu sua família nos atentados de 11 de setembro.
(Por Alysson Oliveira, do Cineweb