quarta-feira, 20 de maio de 2009

Workshop: A Mandala da Fortuna

CLIQUE NA IMAGEM PARA VER MAIOR

"Não fiz um filme gay", diz diretor de longa sobre irmãos amantes

EDUARDO TARDIN
Da Redação
Desde que vazou na rede no início do mês, o vídeo promocional do filme "Do Começo ao Fim" tem causado polêmica na internet. Dirigido por Aluízio Abranches, de "Um Copo de Cólera" e "As Três Marias", o filme mostra a relação incestuosa entre os meio-irmãos Francisco e Thomás, vividos pelos atores João Gabriel Vasconcellos e Rafael Cardoso. No elenco, estão ainda Julia Lemmertz, como mãe dos rapazes, e Fábio Assunção como o pai de um deles.
Apesar das cenas dos irmãos trocando carinhos no banho e na cama, Abranches faz questão dizer que não fez um "filme gay", e nem saberia dizer se os personagens que criou são necessariamente homossexuais. "Pode ser uma relação que acontece só entre os dois", desconversa. "Quis apenas tratar de dois assuntos que me interessam bastante, que são as relações amorosas e a família".

O fato de Francisco e Thomás serem meio-irmãos não foi uma forma de aliviar a história. "Não tinha nem o que aliviar ali", diz o diretor, que também assina o roteiro. "Quando jovem fui um ávido leitor de Eça de Queiroz e reli 'Os Maias' várias vezes, talvez na esperança de que alguma vez os protagonistas fossem ter um final feliz", diz. "No meu filme, queria uma história de amor entre irmãos que não tivesse que acabar em sangue, como sempre acontece", diz Abranches, que não vê problemas numa relação como a retratada no filme: "estou esperando alguém me dizer porque não poderia acontecer".Uma das características do filme que mais deve causar desconforto, segundo o diretor, é o fato de a relação de Francisco e Thomás ser tratada como algo perfeitamente normal. "Quero poder levantar uma discussão sobre esses dois tabus, mas sem focar neles; em nenhum momento no filme isso [a viabilidade do romance] é posto em discussão".Ele também acredita que a relação incestuosa retratada não é mais polêmica do que o fato de serem dois homens. "Já li comentários indignados por causa do incesto, mas tenho certeza de que o que incomoda mais é a relação entre dois rapazes. A homossexualidade é mais tabu que o incesto intre irmãos", acredita o diretor.

Sucesso na internet

Desde o vazamento do vídeo promocional - a idéia era divulgar um trailer mais próximo da estreia - já foram criadas 25 comunidades sobre o filme no Orkut, que somam mais de 40 mil membros. O vídeo no Youtube já atraiu 300 mil visualizações, apesar de ter sido apagado algumas vezes, segundo o diretor. Os quase mil comentários dos internautas em apenas um deles vão da indignação ao entusiasmo.Para Abranches, o fato de serem dois atores bonitos (Vasconcellos também é modelo) não tem nada de apelativo. "O filme não é sobre a beleza dos dois. Mas o tema principal do filme - o amor - é bonito, e nada mais coerente do que atores bonitos nesses papeis". Preocupado com a estética do filme, o diretor conta que convidou seu colega Ueli Steiger para cuidar da fotografia de "Do Começo ao Fim". Steiger já assinou a fotografia de blockbusters hollywoodianos como "10.000 BC" e "O Dia Depois de Amanhã"."Do Começo ao Fim" está em fase de finalização e deve ficar pronto em três meses, e ainda não tem data de estreia definida. Com cenas rodadas no Rio de Janeiro e em Buenos Aires, o orçamento deve chegar a R$ 2 milhões, valor considerado baixo por Abranches. Se o tema polêmico do filme pode ter compremetido a captação de recursos, a distribuição está garantida, conta o diretor. E depois das primeiras discussões e debates, as expectativas são otimistas.

Estúdio em Cena doa mais de 70 litros de leite à F EAI

No dia 15 de maio, a academia 'Estúdio em Cena' foi palco para a apresentação de estréia do espetáculo 'Adverso', de Diane Ichimaru. Para a entrada, foram solicitados 2 litros de leite por pessoa, a serem doados à Federação das Entidades Assistenciais de Indaiatuba (FEAI). Na foto, a bailarina e proprietária da academia, Michelly Juste, durante a entrega dos 75 litros de leite arrecadados.


Foto: Rapha Bathe

Alison 4

A Banda Alison 4 - Emanuel, Cavena, Alison e Zeca
Na noite de ontem, dia 19/05, Alison Lima, vocalista da Banda Alison 4, fez a festa de lançamento de seu último CD, no Na Mata Café, em Sampa. Casa cheia, gente bonita e descolada, Campinas marcando presença e Indaiatuba também. A Banda é composta por Alison Lima, Emanuel Valverde, Zeca Junior e Alessandro Cavena, fizeram um show e tanto. Com composições próprias, e alguns sucessos já conhecidos, os meninos simplesmente arrasaram, trazendo convidado, o primeiro foi Amon-Rá Lima, com seu violino nervoso, e claro a namorada de Alison, Mel Ravasio, vocalista da Banda Lipstick. A mãe e produtora do menino, Dena Lima, estava que não cabia em si de contente, a irmã Aline, então nem se fala, a noite teve também a presença do pai, Chitãozinho todo orgulhoso do filhão. O CD dos meninos é verdadeiramente uma delícia, não ficando nada a desejar às outras bandas de sucesso.