quinta-feira, 9 de abril de 2009

Alunos da Anhanguera vão aferir pressão arterial da população em supermercado

Os alunos do primeiro ano de Enfermagem da Anhanguera de Indaiatuba já terão uma oportunidade para colocar em prática os conceitos adquiridos em sala de aula. Nos próximos dias 11 e 18 de abril, das 8h às 16h, 32 estudantes estarão no supermercado Pague Menos para aferir a pressão arterial da população.
No local, os alunos também vão fornecer orientações sobre a prática de uma vida saudável, com o objetivo de prevenir e controlar a hipertensão arterial. Além de contribuir para a saúde da população e aprender na prática os conceitos de enfermagem, os estudantes também vão praticar a responsabilidade social. "Procuramos desenvolver nos alunos não só a habilidade técnica, mas o aspecto humanístico que permeia as relações entre profissionais e pacientes", explica o professor Alexandro Marcos Menegócio, coordenador do curso de Enfermagem da Anhanguera.


Aferição da pressão arterial
Datas e horários: 11 e 18 de abril (sábados), das 8h às 16h
Local: Supermercado Pague Menos
Endereço: Avenida Conceição, 1.530 (Bairro Cidade Nova 2)

Outono-Inverno Caro Cuore

A loja da grife argentina de underwear Caro Cuore do Galleria Shopping, em Campinas, realiza no dia 15 de abril, quarta-feira, o evento de lançamento da coleção Outono-Inverno da marca. A proprietária da loja, Virgínia Perez, e a supervisora, Roberta Novaes, receberão as clientes para um coquetel, das 11h às 20h. Ao longo desse período, duas modelos realizarão mini-desfiles com as peças que irão dominar a nova estação.
CLIQUE NA IMAGEM PARA VER MAIOR

Haoc investe no laboratório de patologia

Os exames anátomo-patológicos, chamados por muitos de biópsias, são feitos por médicos patologistas e consistem no estudo dos tecidos e células.
Um exemplo bem prático da importância destes exames é na diferenciação entre os tumores benignos e malignos. Podem ser necessários na investigação de pacientes com doenças na próstata, bexiga, rins e outros.
O Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc) há dois anos investe em um laboratório de ponta, com o objetivo de prestar serviços para os pacientes, SUS e Convênio, além de obter resultados mais seguros e eficazes.
Devido a isso, três médicas integraram a equipe do laboratório para proporcionar mais credibilidade aos laudos, Drª. Renata De Marchi Triglia; Drª. Rita de Cássia P. Martins e DRª. Luciana R. Moreira. Um exame é analisado por um profissional e no dia posterior a análise, outro médico analisa novamente o material, dessa forma, a segurança do resultado do exame é garantida.
Em média são atendidos cerca de 400 pacientes por mês, tanto SUS, quanto Convênio, destes, cerca de 500 exames são realizados mensalmente, pois para um único paciente, pode haver vários exames. De uma única biópsia pode extrair laudos de diversas partes do órgão.
Para investir nessa estrutura, a fundação contratou um médico especialista, Dr. Walcir Chifere Junior, anátomo patologista, que é o responsável pelo laboratório. A sala foi totalmente reformada e adaptada para receber equipamentos modernos para a melhor realização do trabalho. Com este investimento o Haoc espera atender cerca de mil pacientes por mês.

Mauricio Alabama - Awesome Sweet child o´ Mine Two Handed Tapping