quinta-feira, 28 de maio de 2009

Diretor revela detalhes de série gay que estreia no Brasil em 2010

Cenário: Praia de Ipanema, Rio de Janeiro. Personagens: Um escritor, um dono de um salão de depilação e um jogador de vôlei. Ingredientes que parecem fazer parte do roteiro de uma típica novelinha adolescente, mas que, na verdade, compõem o piloto de uma série que promete revolucionar a forma como a homossexualidade é retratada na televisão brasileira.

Produzida pela Cabiria Entertainment, com sede em Los Angeles, a série "caRIOcas" utiliza casting 100% nacional para narrar as vidas de personagens aparentemente comuns que têm a mesma orientação sexual. A trama do programa, que está em fase de pós-produção, traz histórias impactantes e polêmicas, como toda boa série de TV.

Segundo o criador e diretor da série, André Mello, que também assume as funções de ator e produtor, "caRIOcas" pretende ir na contramão das produções brasileiras, que ainda dão pouco espaço à temática LGBT. "A ideia surgiu em parte da minha frustração com a televisão brasileira e com a falta de programação voltada a esse público", contou Mello em entrevista ao site A Capa. "Tive vontade de documentar a vida dos homens gays no Rio de Janeiro e no Brasil."

Em Los Angeles, onde mora há mais de 13 anos, Mello ouve constantemente a opinião de que o Rio é uma cidade "liberal". Por isso, a escolha da cidade para servir como pano de fundo não poderia ter sido outra. "Os turistas dizem isso com base em uma semana do ano, o Carnaval, ou na experiência que tiveram na Zona Sul e em alguns metros de praia, na rua Farme de Amoedo", relata. "Mas o Rio é uma cidade imensa e complexa. É isso que eu quero mostrar: não só a elite carioca, mas todas as classes e raças."

Os protagonistas de "caRIOcas" são Rodrigo (André Mello), um escritor que volta a morar no Brasil após anos trabalhando nos Estados Unidos; Marcos (Luciano Sant´Anna), dono de um salão de depilação; Paulo (Marcello Melo Jr.), jogador de vôlei de praia; Caio (Dionis Tavares), assistente de Paulo e apaixonado pelo chefe; Felipe (João Victor Lima), ex-namorado de Rodrigo que faz de tudo para conquistá-lo novamente; e finalmente Léo (Sérgio Menezes), militar casado que vive uma relação hétero e, ao mesmo tempo, tem um affair com Marcos.

O personagem de Rodrigo é a síntese do que a série quer mostrar: o fato de que homossexualidade pode ser sim encarada com mais naturalidade. "Rodrigo evita o Brasil a todo custo porque não se sente à vontade no seu próprio país", diz Mello. "Ele está ansioso para acelerar a 'evolução' da mentalidade dos cariocas e acaba se complicando, fazendo que o assistente de Paulo, Caio, adolescente do subúrbio do Rio, seja expulso de casa pela mãe evangélica", destaca o diretor.

Com previsão de estreia para o ano que vem, o piloto de "caRIOcas" foi apresentado para canais pagos, entre eles Multishow e GNT. "Estamos explorando todas as possibilidades para fazer com que a série alcance o maior número de pessoas possível", diz Mello, que torce para que a temática homossexual seja bem recebida pelo público brasileiro. "A intenção era criar uma série com personagens complexos e ricos. Personagens que têm famílias, namorados, esposas, mãe e pai, assim como todas as pessoas", afirma. "Também pensamos que não poderíamos excluir o telespectador heterossexual. Acho importante que eles assistam e descubram que as pessoas têm muito mais em comum do que se pensa."

Em relação à resistência de possíveis anunciantes, o diretor é prudente em afirmar: "Ainda é cedo para falar sobre isso, mas nos Estados Unidos o público gay é considerado um ótimo consumidor. No Brasil, os desafios são maiores, mas estou otimista."

Para o diretor, a TV precisa mostrar personagens gays de forma mais explícita e menos estereotipada, inclusive exibindo beijos entre eles. "Passei os últimos seis meses no Rio de Janeiro e o que vi me decepcionou muito. Em vários casos fiquei com raiva e muito chateado", relembra. "Acho inacreditável que o gay só seja retratado de forma cômica e ridícula. Acho que programas de comédia deveriam parar de usar palavras ofensivas como 'viado', 'boiola' e 'bicha', ainda por cima em rede nacional", critica. "Acho uma vergonha para o país."

Abaixo, você assiste ao trailer de "caRIOcas":

Blues no Dona Olga

CLIQUE NA IMAGEM PARA VER MAIOR

Dia dos Namorados em Joaquim Egídio

CLIQUE NA IMAGEM PARA VER MELHOR
Que tal uma comemoração de Dia dos Namorados diferente? Perto da natureza para dar um toque mais romântico. O distrito de Joaquim Egídio, em Campinas, reúne o charme de um vilarejo rural, com passeios por fazendas centenárias, trilhas, locais especiais para apreciar o pôr do sol e ainda um generoso leque de opções de barzinhos e restaurantes, tipo Marupiara, que vão desde os regionais até os de alta gastronomia.

Como chegar
Na Rodovia D. Pedro I, é só seguir as placas para Sousas e Joaquim Egídio. Para chegar ao Estação Marupiara, seguir pela rua central até o final. Após o posto, virar a primeira rua à esquerda. Chegou!

Iguatemi Campinas recebe grupo de mulheres de Nova Odessa

Seguindo o projeto de relacionamento com clientes prime das principais cidades da RMC, o Iguatemi Campinas recebe nesta quinta-feira, 28 de maio, 15 convidadas de Nova Odessa. O grupo foi escolhido pela vice-prefeita do município, Salime Abdo, com a ajuda da primeira-dama, Maria Bernadete Barzan Samartin.
As convidadas serão recebidas pela gerente de marketing, Ana Paula Fontana Kurbhi, e pelo gerente geral, Fábio Kow. Em seguida, almoçarão no restaurante Forneria San Pietro, onde degustarão um cardápio especial preparado por Jurandir Meirelles, eleito o melhor chef de Campinas em 2008 pela Revista Veja. Após o almoço, farão um tour por algumas das lojas mais badaladas do Iguatemi Campinas: Rubinella, Fabrizio Giannone, Saint Phyllipe e Drogaria Iguatemi.
O encontro desta semana será o décimo primeiro realizado pelo Iguatemi desde o segundo semestre de 2008. Já estiveram no shopping grupos das cidades de Americana, Indaiatuba, Piracicaba (duas vezes), Limeira, Itatiba, Mogi Mirim (duas vezes) e Jaguariúna, além de um evento especial com primeiras-damas de diversos municípios.

Fábio Conte faz indicação de corpo de bombeiros para a Morada do Sol

O vereador Fábio Marmo Conte, solicitou providências do Poder Executivo para que seja implantado um posto avançado do corpo de bombeiros no Jardim Morada do Sol.
A justificativa, segundo o vereador, se deve ao crescimento constante do bairro e também ao problema da demora da unidade de resgate do corpo de bombeiros para chegar ao local. “A sede atual fica muito distante e a população acaba sofrendo com as dificuldades no atendimento”, explica Fábio. E complementa: “A demora pode resultar na perda da vítima como, infelizmente, já vimos alguns casos”, comenta.