segunda-feira, 7 de setembro de 2009

MAIS TEATRO NO DECO 20

CLIQUE NA IMAGEM PARA VER MAIOR

Shakespeare no DECO20

CLIQUE NA IMAGEM PARA VER MAIOR

Sonhos

*Éber Sander

Quando criança sonhava em ser jogador de futebol. Algo normal para um garoto nascido na periferia do país penta campeão do mundo na modalidade. De cada dez garotos, onze tem o mesmo sonho. Nunca recebi o apoio da minha família para ingressar no esporte, mas isso não foi empecilho para a tentativa. Estudava de manhã e treinava à tarde. Todos os dias.
Iniciei na posição de goleiro. Não tive sucesso. Lembro-me de um campeonato em que fui o goleiro mais vazado. Foi decepcionante e o time ficou em último lugar. O time todo era ruim, mas a culpa ficou nas cotas – e nas mãos – do goleiro. Azar o meu. Posição ingrata.
Decidi então mudar de posição, quem sabe não estaria na linha à chave para o meu sucesso como jogador. Escolhi a posição de meio de campo, jogava na direita. Deveria ser o garçom, servir os outros jogadores para que estes sim pudessem estufar a rede adversária. Continuava treinando pesado, com a firme intenção de um dia vestir a camisa do Palmeiras. Toda a noite visualizava vestindo o manto verde entrando no Morumbi para jogar uma decisão de Campeonato Brasileiro contra o Corinthians. Quando os treinos eram físicos inventava uma gripe, uma dor de cabeça que me impedia de ir treinar. Quando era treino com bola, lá estava eu curado da gripe e da dor. Funcionou por um tempo, mas logo o treinador desconfiou. Novo fracasso. Com o passar dos anos fui sendo cobrado pela família e pela sociedade. O sistema capitalista nos deixa sonhar até um ponto, depois é hora de voltar à realidade. Resolvi então que era hora de parar com o sonho do futebol.
Muitos anos se passaram sem que tivesse um sonho como aquele em ser jogador, algo que me motivasse a acordar pela manhã.
De uns anos pra cá voltei a sonhar. Escritor. Que audácia. Muitos livros, leitura diária, artigos, textos. Leitura diária, mais artigos, livros...
O que mais gosto neste novo sonho é que não preciso correr, não tenho como ser o mais vazado e não sou cobrado pelos passes errados ou pelas defesas não feitas. O que não quer dizer que é um sonho fácil de ser sonhado. O sonho ainda não foi totalmente realizado. Continuarei em firme na busca dele. Um dia qualquer invento uma estória, já tenho em mente o roteiro: estádio lotado, manto verde, levantando a taça...

*Éber Sander é escritor e palestrante
www.ebersander.wordpress.com

Almoço especial durante a ExpoDecor


Celebrando o sucesso da ExpoDecor, que acontece de 8 a 12 de setembro no Iguatemi Campinas, Stella Pastana Tozo e Sueli Cardoso receberão para um delicioso almoço na Forneria San Pietro, nesta quarta-feira, dia 9, os participantes da Fórum Sustentabilidade na Construção Civil, que integra a programação da feira. O grupo é formado por grandes nomes como José Roberto Carvalho Albejante, Luisa Paseto, Lucila Fernandes Lima, Maria Heloisa Pádua Lima de Assumpção, Diana Csillag, Marco Antonio Fujihara e Vanessa Gomes da Silva.

Ambientes serão premiados na mostra Casa Cor Campinas 2009


A partir de 09 de setembro, na segunda semana da Casa Cor Campinas, o público poderá conhecer os ambientes vencedores do Prêmio Casa Cor. Os 54 ambientes concorrerão nas categorias: projeto mais sustentável, mais original, mais ousado, melhor projeto de uso público, melhor projeto comercial, melhor projeto de paisagismo, melhor projeto em Casa Cor 2009 e excelência na decoração. Os projetos serão avaliados por uma comissão julgadora formada por profissionais de destaque na área em que atuam. Os vencedores serão anunciados, às 20h, durante solenidade na Casa Cor Campinas, que realizada até 06 de outubro, no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim. O primeiro colocado de cada categoria receberá troféu e certificado.

Primeira ExpoDecor começa nesta terça-feira, 8 de setembro


A primeira edição da ExpoDecor, feira de produtos, serviços e tendências para construção inédita no interior paulista, começa nesta terça-feira, 8, e vai até sábado, 12 de setembro, no Shopping Center Iguatemi Campinas. Com investimento de cerca de R$ 1 milhão, o evento reúne 52 expositores, apresentando as últimas novidades e tendências do setor.
A expectativa da organização é de que sejam movimentados mais de R$ 5 milhões em negócios durante o evento, que deverá ser visitado por cerca de 30 mil pessoas. O público alvo são os profissionais da área e também o consumidor final.
Além da exposição e comercialização de produtos e serviços, serão realizados workshops destinados aos profissionais da área e também ao público em geral. No dia 9 de setembro, quarta-feira, acontecerá um Fórum sobre Sustentabilidade na Construção Civil, com apresentações e debates sobre diversos aspectos relacionados ao tema.