terça-feira, 6 de outubro de 2009

Nipon Dia das Crianças

CLIQUE NA IMAGEM PARA VER MAIOR

Já chegou a novíssima Supershop

Indaiatuba pode perder a chance de ter cooperativa de reciclagem

Catador
Há quase três anos Indaiatuba acompanha um caso bastante polêmico. No início de janeiro de 2007 a prefeitura da cidade recebeu uma denúncia a respeito de quatro empresas instaladas às margens do Córrego Barnabé, no Distrito Industrial, que não estariam situadas a mais de 30 metros de recuo, como determina o Código Ambiental. O tempo passou e a notícia que se tem é que poderá ser determinada a demolição dos galpões, medida que segundo especialistas da área, acarretaria em mais problemas ao meio ambiente. Em contrapartida, na tentativa de evitar a demolição e colaborar com a recuperação da área, o proprietário dos imóveis propôs doar um dos seus galpões para a instalação de uma cooperativa de reciclagem. A iniciativa é óbvia. Não é preciso andar muito pelas ruas da cidade para encontrar pessoas com carrocinhas, revirando os lixos em busca de papelões ou latinhas de alumínio. De acordo com dados do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), existem cerca de 300 mil a 1 milhão de catadores em atividade no país. O catador chega a andar mais de 10 horas por dia em busca de materiais para reciclagem. E nesse trajeto, diversos problemas devem ser incorporados, como riscos de violência, comprometimento à saúde e à integridade física, uma vez que nem sempre eles estão providos da roupa adequada para manipular os objetos encontrados. Muitas pessoas ajudam, mas mesmo assim é preciso tomar cuidado, porque se ouver um descuidar e não prestar atenção no que se está pegando, pode-se machucar, tipo uma porta de um carro encontrada, e que está enferrujada e com risco de ocasionar algum corte. A instalação de uma cooperativa de reciclagem viria justamente para que catadores pudessem ter uma ocupação mais digna, longe das ruas e de situações de risco. Foi com essa visão, que Paulo Ricardo Hedgens, proprietário dos galpões, propôs doar um de seus imóveis para a prefeitura, a fim de implantar um projeto sócio-ambiental como forma de recuperar a área. De acordo com a assessoria ambiental Pró-Ambiente, o Córrego Barnabé encontra-se altamente poluído por carga orgânica, proveniente de esgoto doméstico dos bairros dos arredores, e por esgoto industrial. Além disso, o córrego que tem 9 km de extensão não apresenta mata ciliar preservada em nenhum ponto. Os dados revelam que a demolição dos galpões não funcionaria para recuperar toda a sua extensão, ao contrário, só iria resultar em maiores complicações.
O biólogo Lucas Brigante Domingues analisa que o custo para a demolição dos prédios será alto e os destroços sobrecarregarão os aterros. “O ideal seria reverter esse valor utilizado para a demolição em projetos sócio-ambientais dentro do município, valorizando a educação ambiental da população”.
A medida adotada pelo empresário contribuirá para melhorar as condições ambientais do local. Como explica o biólogo, o projeto de plantio das mudas será importante para a recuperação do local. “Toda ação realizada em favor do meio ambiente traz benefícios. Desde um 'simples' plantio de árvore ou uma recuperação pequena da mata ciliar, que poderá atrair aves, que por sua vez farão ninhos, e assim perpetuam a espécie”, completa Domingues.
A questão ainda enfrenta alguns impasses. Trâmites legais impedem a definição do caso. Mas optar pela demolição dos galpões só traria impactos sociais, econômicos e ambientais, já que diversas pessoas que hoje trabalham nas empresas do local perderiam seus empregos, os entulhos sobrecarregariam os aterros, e a cidade ficaria sem a implantação da cooperativa, fato que adia o seu desenvolvimento sustentável.

Eleições 2010

Terminou no último dia 03, o prazo para aqueles que irão concorrer a algum cargo em 2010. Exatamente há 1 ano das eleições federais e estaduais do novo ano que se aproxima. Nos últimos dias a corrida para filiação e troca de partido foi grande.
Pessoas reconhecidas nacionalmente filiaram-se a diversos partidos, tais como o ex-jogador de futebol Romário que foi para o PSB – Partido Socialista Brasileiro, seu colega de gramado Edmundo escolheu ingressar no PP – Partido Progressista, o mesmo de Paulo Maluf. Já o ex-boxeador Acelino Popó filiou-se ao PRB – Partido Republicano Brasileiro.
O escritor e educador Gabriel Chalita, atual vereador da cidade de São Paulo, deixou o PSDB – Partido Socialista Democrático Brasileiro, para seguir carreira no PSB, o mesmo do jogador Romário. Outro ilustre que foi para o PSB é o atual presidente da Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Paulo Skaf.
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, resolveu filiar-se ao PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro. Outro partido que tem recebido muita atenção da mídia e da população brasileira é o PV da ex-petista Marina Silva. O partido acolheu um grande número de empresários do estado de São Paulo, como o presidente da Natura, Guilherme Leal e Ricardo Young, presidente do Instituto Ethos.
Poderia discorrer mais uma centena de nomes, mas o importante mesmo é atentar-se aos ideais dos prováveis candidatos e observar com muita atenção o programa de cada partido.
Certamente é preciso avançar ainda mais para que o Brasil seja de fato – não apenas de boca – totalmente democrático.
É preciso criar leis como: voto não obrigatório, serviço militar não obrigatório, além de diversas outras mudanças.
Portanto, é preciso atenção redobrada, e como já dizia Ulysses Guimarães: “Quem não se interessa pela política, não se interessa pela vida”.

Éber Sander
www.ebersander.wordpress.com

COMÉRCIO CENTRAL REALIZA SÁBADO O 3º COMERCIALFEST – DIA DAS CRIANÇAS

Acontece neste sábado, dia 10 de outubro na Praça Dom Pedro II no centro, das 10h às 16h, o 3º Comercialfest – Dia das Crianças. O comércio da área central da cidade apresenta mais uma vez muita diversão, entretenimento e promoções neste sábado. Tobogã Gigante, Balão Pula-Pula, Praia Kids, Duas Camas Elástica e também a participação de empresas da cidade prestando serviços gratuitos a população. A casa da Barbie, instalada desde quarta feira na Praça Dom Pedro II, será outro atrativo especial para criançada, além de muitos brindes.
Neste ano, o comércio central sugeriu que o foco das atividades seja voltado à erradicação do trabalho infantil. Participará também do evento o CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A organização do evento é da Rádio Dom Pedro, Portal Mais Indaiá e os “Amigos da Praça” e conta com o apoio da Prefeitura de Indaiatuba.

Comida e Diversão no Dia da Criança no Strog&noff


O Dia das Crianças está chegando e para comemorar a data o Bar e Restaurante Strog&noff preparou um cardápio especial para a data. Dentre as opções estão a macarronada com molho de tomate, carne de hambúrguer com queijo (mini-hambúrguer), batatas sorriso e ainda brigadeiro e bolo de chocolate de sobremesa. A casa oferece também um ambiente de recreação com monitores da equipe Tius, com oficina de caricaturas em bexigas e pintura no rosto.
O valor é o preço do bufê: R$33,90 e de sobremesa também. “É um cardápio super colorido que chama atenção das crianças. É variado sem deixar de ser nutritivo”, diz a chefe Thais Graça Kuyumjian.

Restaurante Strog&noff
Rua Santos Dumont, 494 – Cambuí
Campinas-SP
Tel.(19) 3294.6133

Lilla Ka Campinas amplia coleção Verão 2010


A Lilla Ka do Iguatemi Campinas realiza nesta quinta-feira, dia 8 de outubro, um evento para marcar a “segunda entrada” da coleção Verão 2010, com a chegada de novas peças para a estação. O empresário Daniel Brull e a relações públicas e consultora de moda da loja, Cacau Pires, receberão as clientes das 13h às 20h para conferir as novidades, que serão apresentadas por duas modelos. Além de conhecer o acervo em primeiríssima mão, as convidadas receberão um tratamento mais do que especial, com direito a presentinhos exclusivos e a um delicioso bufê de crepes. Tendo a cidade de Istambul como inspiração, a coleção Verão 2010 da Lilla Ka chega rica de cores, estampas e detalhes.

Anhanguera de Indaiatuba abre inscrições para o Vestibular 2010


As pessoas que pretendem ingressar numa faculdade com o objetivo de ampliar suas oportunidades profissionais já podem se preparar para o Vestibular 2010 da Anhanguera. As inscrições estão abertas e os interessados podem conferir a relação de cursos, calendário de provas, ficha de inscrição e o edital no site www.vestibulares.br.
A prova do concurso principal será realizada no dia 8 de novembro, às 9h30. O período de inscrições vai até o dia 6 de novembro e a taxa de inscrição é de R$ 25.
Os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão apresentar suas notas, substituindo a prova objetiva e a redação do vestibular. Neste caso, os pontos considerados serão os obtidos na parte objetiva e na redação do exame, de acordo com o edital do processo seletivo.
Com currículos focados para o mercado de trabalho, a Anhanguera oferece toda uma estrutura que auxilia o aluno a aumentar seu nível de empregabilidade. Além dos cursos de bacharelado e licenciatura, também são oferecidos cursos superiores de graduação em tecnologia, que têm duração reduzida entre dois ou três anos.

FATEC INDAIATUBA 15 ANOS

Jantar 10 anos Feai

Casa Cor Campinas recebe visita de Angelo Derenze, presidente da Casa Cor

Recém-chegado de Milão, na Itália, o presidente da Casa Cor Ângelo Derenze almoçou com as organizadoras da Casa Cor Campinas Silvia Quirós, Renata Selmi Herrmann e Renata Podolsky, no último dia 30 e, em seguida, palestrou para uma platéia de 50 pessoas.
O executivo apresentou um panorama do evento Casa Cor em suas edições passadas, com perfil de público, tendências e diferenciais e falou sobre o tema nacional da Casa Cor 2010: Felicidade, que será trabalhado pelos profissionais juntamente com a sustentabilidade. O homenageado da próxima edição da maior mostra de decoração, arquitetura e paisagismo da América Latina será o arquiteto e urbanista Lúcio Costa.