quinta-feira, 11 de setembro de 2008

CAMPANHA DE CADASTRAMENTO DE DOADORES DE MEDULA ÓSSEA EM INDAIATUBA

Como parte da X Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, a GABRIEL optou este ano em trazer para Indaiatuba a Campanha de Cadastramento de Doadores de Medula Óssea. O evento acontecerá no próximo dia 20 de setembro numa parceria entre GABRIEL, AMEO - Associação de Medula Óssea, Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Prefeitura e SESI.
A doação de medula óssea, assim como as demais doações, ainda é cercada de muitos tabus e de muita desinformação. Associação como a AMEO e GABRIEL tem o papel de esclarecer e informar a população sobre esses assuntos na intenção de transformá-los em doadores conscientes e multiplicadores de informação.
O cadastramento acontecerá no Ginásio do SESI no dia 20 de setembro das 10 às 16 horas, sábado, onde o doador irá preencher uma ficha, ouvir uma rápida palestra sobre o que é a doação de medula óssea e efetuar uma pequena coleta de sangue (10 ml) para o exame de compatibilidade (HLA).
Esses dados serão enviados para o REDOME - Registro Nacional de Doadores de Medula e ficarão à disposição para o caso de eventual paciente ser compatível, sendo que 60% dos pacientes não encontram doador na família e precisam buscar um doador compatível voluntário cadastrado no REDOME.

O transplante de medula só acontece se a compatibilidade entre doador e receptor for total. Na mesma família, a chance de se encontrar um doador entre irmãos é de 25%.
Fora da família a chance de se encontrar um doador compatível pode chegar a uma em um milhão. Por isso é necessário termos um expressivo cadastro de doadores. Hoje o Brasil possui pouco mais de 760.000 cadastros ativos, o que ainda é muito pouco para o número de pacientes em espera.
Por isso contamos com a solidariedade de todos e pedimos que aqueles que puderem, se dirijam ao SESI nesse dia para esse gesto de amor ao próximo. O transplante é a última oportunidade de cura desses pacientes e a sua doação poderá salvar uma vida!

Para se cadastrar é simples:
Você precisa ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde;
Levar seu RG e CPF;
O CADASTRO consiste no preenchimento de uma ficha de identificação e na COLETA simples de sangue (10 ml) para o teste de compatibilidade (tipagem HLA)
Seus dados e sua tipagem HLA serão cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME);
Quando aparecer um paciente com a medula compatível com a sua, você será chamado;
Novos testes sanguíneos serão necessários para a confirmação da compatibilidade;
Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para decidir a doação.
Seu atual estado de saúde será então avaliado.
Além da parcerias acima, a campanha conta com o apoio fundamental de outras empresas, associações e entidades de ensino: Faculdades Max Planck, Faculdades Anhanguera, Laboratório Inda-Lab, Flaneg, Drogasil, Jornal Tribuna de Indaiá, Viação Guaianazes, Papelaria Indaiá, Coffee Service e Nutrin.
Mais informações poderão ser obtidas nos sites http://www.ameo.org.br/ e http://www.gabriel.org.br/

Nenhum comentário: