segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Consumo brasileiro de flores e plantas ornamentais poderia ser 50% maior se o setor investisse mais na divulgação dos produtos

Apesar do consumo brasileiro de flores e plantas ornamentais variar de 2 bilhões a 2,5 bilhões de dólares ao ano (não existem informações precisas), o presidente do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), Cornelis Petrus Theodorus Schoenmaker, ou, Kees Schoenmaker, como é conhecido, alerta os produtores de que as vendas poderiam estar cerca de 50% maior (atingindo aproximadamente três bilhões de dólares). Para tanto, é necessário que os produtores se conscientizem da necessidade de investir mais na divulgação dos produtos, estimulando a utilização das flores e plantas ornamentais no seu dia a dia.
A média anual de consumo no Brasil é de 10 dólares por pessoa, muito abaixo, ainda, da média européia, que é de 70 dólares por habitante/ano, da norueguesa (143 dólares por habitante/ano) e da recordista Suíça, onde o consumo atinge 170 dólares por habitante/ano. Kees Schoenmaker lembra que o brasileiro apenas adquire flores para presentear em datas especiais e não tem o hábito, ainda, de comprar flores para o consumo próprio.

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