terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Os truques do mundo da moda - Escrito por Jorge Marcelo Oliveira

Ouço cada estória envolvendo este universo.
A mais comum é dos safados que chegam de São Paulo explicando que vieram para "descobrir" novos talentos, com concurso que a interessada precisa "pagar" para fazer inscrição, ou "pagar" para fazer um casting ou ainda pior, fazer book de péssima qualidade no valor de R$ 3 mil.
Aí, os pais desesperados para agradar os filhos, topam a parada.
Semanas depois, recebem o book (que seria o álbum com os melhores trabalhos de um modelo) em casa e só.
Ou seja, tudo se resumia a fazer book para garotas que não tem a menor chance um dia ser modelos, pois estão longe do padrão do mercado.
Outro dia, teve uma equipe de safados que arrancou dos campineiros mais de R$ 300 mil com esta papagaiada.
Depois de ser lesada, a mãe de uma das interessadas ligou numa agência em Campinas (super séria), contando sobre a estória e perguntando como fazia para levar o book da filha.
Quando perguntada qual a altura dela, que era 1,65, o pessoal da agência explicou que para o mercado fashion, que é o destino que todas querem, a altura mínima é 1.75 e não tem conversa.
Levando-se em conta o Brasil, pois no mercado internacional, as medidas são:
Altura: 1.78m
Quadril: 90cm
Peso: 55 a 58 kg
Entendeu? Ser loira, morena, negra, ruiva ou oriental é uma coisa. Mas se você quer ser modelo internacional, este é o padrão e não adianta insistir.
Quanto a ser bonita... Vou explica uma coisa: entre ser bonita e ser modelo a diferença é do tamanho de um oceano. Entendeu?
Você precisa ser expressiva, ter postura, ter atitude e ter conhecimento. Não adianta só estar no padrão, tem que procurar uma agência/escola para aprender a desfilar, fotografar e tudo mais.
Não acredite que ter apenas um rosto bacana é seu cartão de visita. Poucas modelos internacionais são exemplos de perfeição, com rosto de boneca Barbie.
Além do mais, precisa de outra coisa, que nenhuma agência/escola dá: sorte!
O mundo da moda não é uma ciência exata, que você aplica fórmulas para um resultado matemático.
Sua carreira pode acontecer ou não. Vai depender de muita coisa, mas, principalmente, sorte!
Finalizando
Se você está dentro das medidas (1.78, 55 a 58 kg e 90 cm de quadril) fique atenta para não cair em golpes, pois, como todo mercado profissional, o mundo da moda tem os trambiqueiros de plantão.
Quando ficar na dúvida se esta agência é séria ou não, a melhor arma é a informação. Procure na lista telefônica (online ou não), verifique se tem endereço fixo. Ligue e agende uma visita.
Cuidado com panfletos distribuídos em bares, boates ou lojas, prometendo concursos. Não digo que todos, mas a grande maioria é golpe.
Quando o povo começar a falar que tem que pagar para desfilar, para fazer casting... Caia fora!
É truque!

Nenhum comentário: