quinta-feira, 9 de abril de 2009

Haoc investe no laboratório de patologia

Os exames anátomo-patológicos, chamados por muitos de biópsias, são feitos por médicos patologistas e consistem no estudo dos tecidos e células.
Um exemplo bem prático da importância destes exames é na diferenciação entre os tumores benignos e malignos. Podem ser necessários na investigação de pacientes com doenças na próstata, bexiga, rins e outros.
O Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc) há dois anos investe em um laboratório de ponta, com o objetivo de prestar serviços para os pacientes, SUS e Convênio, além de obter resultados mais seguros e eficazes.
Devido a isso, três médicas integraram a equipe do laboratório para proporcionar mais credibilidade aos laudos, Drª. Renata De Marchi Triglia; Drª. Rita de Cássia P. Martins e DRª. Luciana R. Moreira. Um exame é analisado por um profissional e no dia posterior a análise, outro médico analisa novamente o material, dessa forma, a segurança do resultado do exame é garantida.
Em média são atendidos cerca de 400 pacientes por mês, tanto SUS, quanto Convênio, destes, cerca de 500 exames são realizados mensalmente, pois para um único paciente, pode haver vários exames. De uma única biópsia pode extrair laudos de diversas partes do órgão.
Para investir nessa estrutura, a fundação contratou um médico especialista, Dr. Walcir Chifere Junior, anátomo patologista, que é o responsável pelo laboratório. A sala foi totalmente reformada e adaptada para receber equipamentos modernos para a melhor realização do trabalho. Com este investimento o Haoc espera atender cerca de mil pacientes por mês.

Nenhum comentário: