terça-feira, 17 de novembro de 2009

Livro para todos

*Éber Sander
Nos dias 12, 13, 14 e 15 últimos, estive lançando meu livro “Perguntas Indiscretas – e outros contos e crônicas” na Feira da Bondade, evento organizado pela APAE de Indaiatuba.
Segundo estimativas da organização, passaram pela Feira cerca de 15 mil pessoas nos quatro dias da festa onde a bondade se fez presente.
A importância de fazer um lançamento de livro em uma Feira desse porte vai muito além da vendagem e do valor arrecadado à APAE.
O artigo livro sempre foi tido como algo de luxo, inacessível e impróprio para as camadas mais pobres da população, justamente a grande maioria dos brasileiros.
É preciso popularizar o livro e isso só será feito com esforço conjunto das editoras, livrarias, escritores e governos.
Não é possível que em pleno século XXI, os livros estejam nas estantes das patroas e não nas estantes das empregadas.
Será que com esse panorama os filhos de uma e de outra terão as mesmas oportunidades? Ao crescerem quem vai se sobressair?
O Brasil é um país em forte e visível desenvolvimento. As próximas décadas certamente serão brasileiras.
Se faz necessário que todos os brasileiros colham os frutos desse novo país que se aproxima. Daí a importância de democratizar o acesso aos livros e fazer com que todos possam se beneficiar dos conhecimentos contidos nos livros.
Portanto, a canção diz que o artista tem que ir onde o povo está; com o escritor não pode ser diferente. Nos vemos em alguma praça por aí.
*Éber Sander é escritor autor do livro “Perguntas Indiscretas – e outros contos e crônicas”
www.ebersander.wordpress.com

Nenhum comentário: