terça-feira, 28 de julho de 2009

Esqueceram o passado

Éber Sander

Em nome de uma tal governabilidade, o governo do presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), vem dando seguidas demonstrações de apoio ao pseudopresidente do Senado Federal José Sarney (PMDB).
Parece-me que o presidente Lula está sofrendo de amnésia aguda e não se lembra do passado de luta em prol da ética e da honestidade. E também não se lembra do passado nebuloso e medonho do presidente do senado.
José Sarney vem sofrendo denúncias e mais denúncias a cada dia, disse não saber nada sobre os atos secretos, porém, foi pego em escutas telefônicas dando uma “forcinha” ao namorado de sua neta. Este é apenas um caso de muitos envolvendo o senador pemedebista.
José Sarney é figurinha carimbada na política nacional e representa o pior lado dela. Sarney vem dando apoio a todos os governos que passaram pelo governo federal. Com a entrada do PT não foi diferente.
Os mesmos que hoje pedem a saída de José Sarney, são os mesmos que sorriam com o senador no passado e o mesmo Lula que sempre combateu José Sarney é quem sorri ao lado do senador agora. Uma enorme e vergonhosa contradição!
Que governabilidade é essa onde é necessário esquecer a ética? Que governabilidade é essa onde é preciso fingir que não está acontecendo nada, quando toda a nação sabe que está acontecendo? Será que os políticos pensam que o povo é ingênuo a tal ponto de não perceber as falcatruas e fazer justiça através do voto?
O governo do presidente Lula infelizmente vem fazendo o mesmo jogo que seus antecessores, para a decepção e frustração de milhões e milhões de eleitores que acreditaram que seria diferente.
É urgente que se reconfigure uma nova ordem na política. Não é possível que entre governo e sai governo e as mesmas atitudes antiéticas continuem sendo tomadas. Caso as regras do jogo continuem as mesmas, corre-se o risco de levar a democracia a falência e o Brasil já viu como esse filme é ruim.
Portanto, o apoio de Lula ao José Sarney e seus aliados como Renan Calheiros também do PMDB é um erro histórico e com toda a certeza irá repercutir negativamente nas eleições presidenciais de 2010. Quem se esquece do passado, arrisca-se a não ter futuro.

Nenhum comentário: