sexta-feira, 21 de agosto de 2009

"Filho teu não foge à luta" de Éber Sander

Joaquim Osório Duque Estrada escreveu brilhantemente no hino nacional: “...mas verás que um filho teu não foge à luta, nem teme quem te adora a própria morte...” definindo desta forma o espírito do povo brasileiro.
O que vimos no último dia 15, sábado, nas principais cidades brasileiras vem reafirmar que o autor do hino nacional estava correto.
A manifestação conhecida nacionalmente como Fora Sarney, iniciou-se na internet, mais precisamente nas redes sociais como o Twitter e o Orkut. Embora as manifestações evidenciem o nome do atual presidente do Senado Federal José Sarney (PMDB), as críticas não se restringem a ele. É difícil algum senador se salvar no mar de lama em que se transformou o Senado Federal. O que sob todos os pontos de vista é vergonhoso.
O que os manifestantes plugados e antenados pedem é uma reforma política ampla que evite a corrupção em todos os níveis de governo. O sistema político brasileiro da forma como está, em nada ajuda no combate às falcatruas, esta por sua vez, a atividade principal de diversos políticos, muito pelo contrário, privilegia e dá espaço aos corruptos em detrimento da ética e da honestidade.
Com o advento da Internet, a juventude atual pode mobilizar-se, discutir e interfirir na realidade política nacional. Os políticos que não perceberem a força da internet e menosprezarem os movimentos e debates gerados nas redes sociais da web, tendem a sofrer com as vozes roucas que saem dos computadores, vão às ruas e findam nas urnas.
Portanto, a juventude parece acordar do sono que já durava cerca de 20 anos, desde a geração cara pintadas que derrubou Fernando Collor no início da década de 90. Certamente as mobilizações que estão acontecendo nos dias atuais serão decisivas para a melhora do quadro político brasileiro. 2010 é logo ali.

Nenhum comentário: