terça-feira, 6 de outubro de 2009

Eleições 2010

Terminou no último dia 03, o prazo para aqueles que irão concorrer a algum cargo em 2010. Exatamente há 1 ano das eleições federais e estaduais do novo ano que se aproxima. Nos últimos dias a corrida para filiação e troca de partido foi grande.
Pessoas reconhecidas nacionalmente filiaram-se a diversos partidos, tais como o ex-jogador de futebol Romário que foi para o PSB – Partido Socialista Brasileiro, seu colega de gramado Edmundo escolheu ingressar no PP – Partido Progressista, o mesmo de Paulo Maluf. Já o ex-boxeador Acelino Popó filiou-se ao PRB – Partido Republicano Brasileiro.
O escritor e educador Gabriel Chalita, atual vereador da cidade de São Paulo, deixou o PSDB – Partido Socialista Democrático Brasileiro, para seguir carreira no PSB, o mesmo do jogador Romário. Outro ilustre que foi para o PSB é o atual presidente da Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Paulo Skaf.
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, resolveu filiar-se ao PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro. Outro partido que tem recebido muita atenção da mídia e da população brasileira é o PV da ex-petista Marina Silva. O partido acolheu um grande número de empresários do estado de São Paulo, como o presidente da Natura, Guilherme Leal e Ricardo Young, presidente do Instituto Ethos.
Poderia discorrer mais uma centena de nomes, mas o importante mesmo é atentar-se aos ideais dos prováveis candidatos e observar com muita atenção o programa de cada partido.
Certamente é preciso avançar ainda mais para que o Brasil seja de fato – não apenas de boca – totalmente democrático.
É preciso criar leis como: voto não obrigatório, serviço militar não obrigatório, além de diversas outras mudanças.
Portanto, é preciso atenção redobrada, e como já dizia Ulysses Guimarães: “Quem não se interessa pela política, não se interessa pela vida”.

Éber Sander
www.ebersander.wordpress.com

Nenhum comentário: